Challenge GFD Running 7º Aniversário - Regresso às "provas"

Um cheirinho de competição! A comemoração do 7º aniversário do GFD Running, com o desafio de fazer 10kms em ritmo de competição, foi o momento ideal para testar o meu atual momento de forma.
Como disse no artigo anterior, tenho mantido os meus 5 treinos por semana, mas sem a inclusão de séries ou fartleks, tendo previligiado treinos com algum acumulado. 
Assim, esta "prova" acabou por me entusiasmar, levando-me a querer dar o meu melhor e também contribuir para uma boa iniciativa, da celebração do aniversário do GFD Running, um clube que tem contribuído de forma exemplar para o desenvolvimento de muitos e bons atletas que, como a maioria de nós, são amadores, embora alguns deles com performances de topo nacional!

O desafio passava então por fazer 10 kms em que deveríamos começar e acabar à porta de casa. Defini então que o local onde faria o meu "teste" seria um circuito com cerca de 650m com ligeiras subidas e descidas, mas bastante rolante, distando cerca de 200m de casa, sendo ideal para me testar física e mentalmente, uma vez que seriam precisas cerca de 14 voltas para completar os 10kms.



Depois dos meus habituais 30 minutos de reforço muscular, saí de casa, aqueci e com algum entusiasmo comecei então o desafio! À medida que os minutos iam passando, ia fazendo mais ou menos contas para ver se dava para fechar abaixo dos 35 minutos. As sensações aos 5kms eram boas, mas ainda faltam umas quantas voltas à minha "pista" e a partir dos 7kms, começou a ficar mais difícil manter o ritmo. 
Por muito que queiramos, é sempre diferente correr numa prova face a correr sozinho num desafio destes... Ainda assim, consegui ir mantendo o ritmo, com o relógio a marcar um ritmo médio de 3'26" a passar os 9kms. Nesta fase é quando já me sinto como "peixe na água" e o último km é para dar tudo!

Após a última volta ao circuito, sigo em direção a casa, com o ritmo instantâneo de 3'00"! E está feito! 10kms com o registo de 34'31"!

Registo no Strava, onde podem seguir todas as minhas atividades 💪

Respiração forte é altura de caminhar uns metros e recuperar o fôlego, mas também de ficar contente com o meu belo registo. Segundo o meu Strava, trata-se de um record aos 10kms. Obviamente não conta uma vez que o relógio tem sempre uma margem de erro, mas não deixa de ser um excelente sinal da boa forma em que estou. 😁

A minha cara de morto minutos depois de acabar 😩

Valeu o esforço...

Depois de um belo descanso ao longo do dia, às 21h vamos lá assistir à live dedicada ao aniversário do GFD Running. Com o tempo que fiz, estava curioso para saber se não teria ficado nos três primeiros, que teriam direito a uma massagem... depois de mais uma bela hora a ouvir o grande António Sousa, o Ernesto Ferreira, o Avelino Eusébio e outros ilustres convidados a falar sobre os seus percursos, sobre o GFD Running, sobre corrida no geral e a preparação para a maratona (podem acompanhar estas lives no instagram do GFD Running), foram revelados os vencedores do desafio. E o Ernesto começa por referir que eu tinha ficado em 4º lugar e que, apesar de ficar fora dos três primeiros, todos eles do GFD Running, tinha feito um excelente tempo, sendo o "1º não GFD" e por esse motivo teria direito igualmente à massagem. Agradeço as simpáticas palavras do Ernesto e fico bastante contente pelo reconhecimento. Só me deixa mais motivado para manter o foco, numa altura complicada para todos e em particular para os que gostam de correr e de competir.

Para finalizar apenas parabenizar uma vez mais o projeto do GFD Running e que continuem com o excelente trabalho. Espero voltar a encontrar muitos dos seus elementos nas provas por este país fora, tanto a correr, como a colaborar ativamente em diversas corridas 👏👏


Classificação:


Nota: foi anunciado um problema técnico que impossibilitou a inclusão do atleta Bruno Gaspar que acabou por ganhar o desafio com 33:38, ficando eu em 5º, mantendo a massagem desportiva como prémio para os 5 primeiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário