Um treino diferente: Serra do Alvão!

O facto de não existirem provas de momento dá oportunidade a que possamos usar a nossa imaginação e fazer algo que não faríamos, caso existissem provas nas quais tanto nos gostamos de focar. 
Aproveitando precisamente esta pausa forçada de competições, para a qual não existe uma data de fim, nada melhor do que "inventarmos" desafios novos! 

Depois de desenhar uma rota no Strava (aproveitando a versão premium por 60 dias de forma grátis), decidi que ia fazer um treino bastante diferente do habitual, com muito mais acumulado do que é costume, sendo o grande objetivo alcançar pela primeira vez os 1.000 D+. 

Onde é que eu faria um treino desta magnitude? Aproveitando o facto de passar uns dias em Vila Real, nada melhor do que explorar o Alvão. Já fiz alguns treinos a subir esta serra, mas nunca tinha passado dos 650 D+, pelo que a volta teria de ser substancialmente maior.

Com isto em mente, defini um percurso com cerca de 32,5kms e 1.250 D+! Era uma grande volta e não seria fácil. Tentei ao máximo evitar trilhos e fazer sempre que possível por estrada ou caminhos de terra batida.

Às 7h45 de sábado estava então preparado para esta eventura! Munido do meu cinto de hidratação com 0,5L de água, um gel da Prozis (o último e único que tinha, que por sinal não me agrada nada...), começo este belo treino, e que belo, como verão a seguir 😉

Depois do primeiro km a descer, começo desde logo a subida do Alvão, que já conheço bem. São kms e kms sempre a subir, embora os dois primeiros kms sejam menos inclinados, o que dá para ir "acordando" para o que se segue. 

Decidi levar o telemóvel para ir tirando algumas fotos ao longo do treino, uma vez que sabia que valeria a pena dada a beleza da paisagem.

Depois de passar por Ferreiros, foto às 8h00, com Vila Real a "acordar" 😍


Chego a Outeiro, onde tenho 100m planos para recuperar o fôlego e fazer-me aos próximos kms, que são simplesmente duríssimos!


Depois de Outeiro, são cerca de 3,5kms sempre a subir, com rampas duríssimas e lá em cima esperava-me o nevoeiro...


Chegado a Cravelas com 7,5kms e já com cerca de 600 D+, sendo cerca de 500 nos últimos 5kms, é uma brutalidade! 🙈


O nevoeiro chegou e esta foto simboliza o ponto até onde já tinha ido. A partir deste ponto era desconhecido...



Depois de 1,5kms por caminhos de terra batida bastante irregulares, chego ao nevoeiro mais cerrado...


Finalmente uma descida após 9kms a subir 🙏


Chego ao asfalto e começo a descer em direção a Vila Real a alta velocidade 💪😁


Mas não pensem que acabou... ainda só levava 14kms e cerca de 750 D+, queria mais...

Após esta longa descida, viro à direita para um caminho de terra batida. Sinceramente não sabia para onde ia, não conhecia o percurso, nem o percurso, confiei na rota do Strava e julguei que seria um percurso praticamente todo em estrada ou terra batida, mas enganei-me...

Para onde me vais levar...?


Depois de 1km em trilhos técnicos, chego a esta estrada...

E começamos a subir...

Esquerda ou direita? O percurso indicava direita e assim fui... 

Chego a Galegos... estão a ver aquele monte ao fundo? Pois é...

Chego à parte mais técnica do treino e começo a pensar onde me fui meter? Não fazia a ideia que era tão técnico este percurso... Reparei que estava bem sinalizado, provavelmente há alguma prova de trail que passa por ali... Foram uns 2kms a subir calhaus e eu com sapatilhas de estrada...

Mas valeu a pena pela paisagem...


Finalmente passei a zona mais técnica e cheguei a mais um caminho de terra batida, foram os kms mais bonitos do treino, grandes vistas, sem muita subida, continuava a "caminhada". Nesta fase já deveria estar com cerca de 1.100 D+, pelo que os próximos kms eram maioritariamente planos ou de descida...

Entre vídeos e fotos, acabei por me enganar no percurso e segui para o lado errado numa bifurcação...

Ficam mais umas imagens:

Entretanto encontrei alguém depois de tantos kms. Estas vaquinhas deixaram-me tirar uma foto com elas:

Chapas!




Mais uma vaquinha (ou boizinho...):


Estas fotos e tudo o que pude ver valeram a pena o engano no percurso, mesmo que tenha feito mais kms do que previa...

Volto a entrar no rumo do percurso definido e chego a mais uma aldeia (Sirarelhos)...


Rumo a Vila Real já com 28kms nas pernas e 1.200 D+!

Antes, paragem obrigatória para mais umas fotos:








Já dava para tudo... 🙈


Até fotos à minha sombra...


Foram cerca de 4kms a descer já com as pernas a acusarem o desgaste, mas aquela sensação de pernas cansadas já não é nova e parecia que estava muito confortável com aquela sensação... E com isto, acelera que isto é para fazer abaixo de 4:00/km! 💪

Para acabar bem o treino, nada melhor do que umas subidinhas 😁 passo Lordelo e começo a subir em direção a Vila Real, com uma subida final onde já custava correr, mas estava a acabar, portanto siga!

Depois de pouco mais de 3h, acabei assim...

Estava cansado, mas feliz com um treino diferente, com muita subida à qual não estou habituado, mas foi uma experiência muito gira. Se penso em repetir nos próximos dias? Não me parece, uma vez que continuo a gostar mais de estrada do que trails e subidas gigantes 😁 mas é muito bom quando fazemos treinos diferentes e acima de tudo nos divertimos muito!

Por isso, aproveitem estes tempos "calmos" para se meterem noutro tipo de aventuras e divirtam-se! 😉

Atividade no Strava:


Um abraço e boas corridas,
Pedro Amaro

2 comentários:

  1. "Tentei ao máximo evitar trilhos e fazer sempre que possível por estrada ou caminhos de terra batida." ahah tive uma arritmia quando li isto. É mesmo o oposto do que a malta do monte pensa :) Foi um belo treino e o Alvão tem muito bom aspecto. Tenho que ir aí ver desses trilhos que andas a evitar ehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah ora lá está o porquê de continuar a preferir estrada :) dos poucos trails que fiz, gostei muito, mas continuo a gostar de velocidade ;) sobre o Alvão, vale mesmo a pena, espero que aproveites melhor que eu :D
      Um abraço

      Eliminar