Fim de semana recheado de desafios virtuais!

No meu último post falei daquilo que considero ser a nova tendência dos próximos meses, as corridas virtuais, tendo enumerado um conjunto delas, algumas deles que tiveram lugar no fim de semana passado, nas quais acabei por participar.

Sei que muitas pessoas não gostam deste tipo de eventos, que não são verdadeiras provas, que não faz sentido correr sozinho uma prova, não têm a "essência" e adrenalina normais de uma prova. Eu concordo com tudo isso, mas prefiro ter alguma "diversão", do que não ter nada e estas corridas têm acabado por retirar alguma monotonia aos treinos.

Li também que quem é competitivo não participa nestas corridas. Mas porque não? Eu considero-me competitivo, até mais do que deveria (o meu mister David que o diga, foi raro ir a uma prova onde deveria fazer um treino rápido e acabei por competir e correr a ritmos de prova...) e não é por isso que deixo de querer participar nestas corridas. Não participo com o intuito de ganhar o que quer que seja, mas faço-o com o objetivo de me desafiar e competir contra mim mesmo, independentemente do que os restantes participantes façam.

Por falar em desafio, este fim de semana quis desafiar-me a fazer o melhor tempo possível aos 5kms, aproveitando a Vodafone 5K Virtual Race e a Rock ‘n’ Roll VR6 5K (vantagem das corridas virtuais: fazer duas numa). Mas sinceramente não achava que iria conseguir fazer um bom tempo, uma vez que não tenho feito treinos específicos, principalmente para correr 5kms, onde vamos "à morte" todo o tempo. Assim, ficaria satisfeito em completar este desafio na casa dos 17'/17'30", ritmo entre 3'24" e 3'30", o que já seria um tempo bastante aceitável.

Assim, decici fazer este desafio no sábado de manhã, o mais cedo possível, para garantir que não sofria com o elevado calor que se veio a sentir durante o fim de semana.

Após mais uma treino de reforço muscular de core, lá fui eu para a minha "pista", o circuito com cerca de 650m existente na zona onde vivo e onde completei há cerca de um mês o desafio dos 100kms em 48h (podes ler aqui).

Para 5kms seriam precisas cerca de 8 voltas e então, após um curto aquecimento, iniciei o desafio! Comecei logo a ritmo a rondar os 3'15"/3'20" e desde início senti as pernas algo "massacradas" (esqueci-me de referir que no dia anterior fiz reforço muscular de pernas, o que não foi propriamente inteligente...). Mas surpreendentemente, estava a andar muito bem, apesar de me sentir claramente muito em esforço, o normal para um desafio de 5kms...

Após os dois primeiros kms, começo a ganhar confiança de que poderia acabar os 5kms abaixo de 3'20"/km, mas teria de continuar com aquele ritmo forte, o que estava cada vez mais difícil...

Volta após volta, começo a sentir o corpo a querer abrandar e é nestes momentos que a nossa força mental "entra em jogo" e não é nada fácil manter-nos ritmo, principalmente sem termos ninguém a acompanhar-nos, pelo que a única referência que temos é o relógio.

Chegam os 4kms e entro naquele estado em que "só já falta 1km, agora é para dar tudo!" e tento manter ou até aumentar o ritmo. Entro para a última volta ao meu circuito e começo quase a sprintar, tento ao máximo ver o ritmo médio no relógio a descer, tendo os últimos metros sido abaixo 3'00"/km!

Fecho assim o desafio com 16'32", o que me deixa bastante satisfeito! Não esperava estar tão bem para um desafio destes, o que foi incrível!

Este desafio fez-me lembrar a Corrida do Infantado, uma prova inserida no Troféu das Coletividades de Loures, na qual realizer um tempo de 16:56 aos 5kms (medição via Strava), tendo deste modo retirado 24" a esse registo.

Quase um ano separa as duas fotos e muito mudou...



Este desafio fez-me sentir um verdadeiro Jakob Ingebrigtsen, mas mais lento 3'!
Esta montagem amadora feita no paint é top!


Atividade no Strava:

Após estes 5kms, fiz ainda uma milha para completar a Rock ‘n’ Roll VR6 1 Mile finalizada com 5'20".

Atividade no Strava:

Nota: estes tempos foram obtidos com base no Strava e obviamente não se tratam de tempos oficiais. De referir que nunca participei numa prova com distância de 5kms certificada, pelo que são os tempos que consigo apurar, não os podendo considerar como records. Ainda assim, são a minha referência de tempos nestas distâncias.


A seguir aos meus desafios, ainda acompanhei de bicicleta a Lili na sua Vodafone 5K Virtual Race! Aos poucos está a voltar às corridas!


Para acabar o fim de semana em grande, nada melhor do que mais uma corrida virtual, desta vez Kilómetros Virtuais (Bombeiros Voluntários de Odivelas), esta com cariz solidário, onde o valor do donativo revertia integralmente para os Bombeiros Voluntários de Odivelas.

Neste sentido, inseri um tempo de 50' em que o objetivo era fazer entre 10 a 11 kms, mas acabei por fazer 11,5kms, sentindo-me bastante bem mesmo após o dia anterior.


Próximas semanas serão seguramente neste registo de corridas virtuais, seja a dar tudo ou em modo treino, o que interessa é divertir-nos!


Fiquem bem e boas corridas!
Pedro Amaro

4 comentários:

  1. Também estou a começar a pensar que as Corridas Virtuais vão ser das poucas coisas que ajudaram a combater a monotonia dos treinos.
    Já estou inscrito para a Corrida de Santo António. Vai ser a minha primeira corrida virtual!
    Ah, e com relação ao teu tempo aos 5km, só tenho uma palavra: bruto ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos próximos meses não me parece que haja muito mais do que corridas virtuais, portanto é aproveitar ;)
      Eheh obrigado Victor :) um abraço

      Eliminar
  2. Só me ocorre dizer uma coisa … foda-se ;) … e já me estou a conter … sorry ;)
    Grande maquina. Aquele abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carlos! Não te contenhas, diz o que te vem à alma :D
      Um abraço

      Eliminar