Corridas Virtuais - a moda dos próximos meses

As corridas virtuais têm-se multiplicado nas últimas semanas e acredito que seja uma realidade que nos acompanhará nos próximos meses, tendo em conta que a pandemia se manterá por largos meses até que haja de facto uma solução mais definitiva - vacina ou outra semelhante. 

Imagens como esta voltarão a acontecer, resta saber dentro de quantos meses (ou anos...)

Não sou a melhor pessoa para opinar sobre o assunto, mas não acredito que as provas regressem tão cedo. A melhor prova disso é o facto de ultramaratonas, em que o número de participantes é consideravelmente mais baixo (muitas abaixo de 100 / 200 participantes), terem sido igualmente canceladas, como é o caso Ultra Maratona Caminhos do Tejo, onde poderiam ser implementadas medidas de distanciamento social com maior facilidade e ainda assim não foi permitida a sua realização.

Assim, para os próximos meses, para quem de facto gosta e "vive" do bichinho da competição, a melhor alternativa será as Corridas Virtuais. Estas têm-se multiplicado, sendo muitas delas grátis e outras com com objetivos solidários.

Pessoalmente, gosto do conceito de uma corrida que podemos realizar em qualquer local, com horário flexível e com um percurso definido por mim. Obviamente que se me derem a escolher entre uma prova nos moldes habituais e uma corrida virtual, a escolha é simples, mas não podendo ter o ótimo, vivo bem com o que é possível.

Por esse motivo já participei em três Corridas Virtuais desde o início do período de confinamento, todas elas de 10kms. 

A primeira foi o Challenge do 7º Aniversário do GFD Running, que partilhei aqui no blog, onde fiz o tempo de 34:31 (5º lugar). 

A segunda foi a Meia ou Mini Maratona de Belmonte - cada um por si organizada pelos amigos do CCDR Colmeal da Torre - Atletismo, com o tempo de 38:19 (4º lugar), uma semana depois do desafio dos 100kms em 48h, tendo evitado andar demasiado rápido e ainda assim entusiasmei-me :)



A terceira aconteceu na semana passada, a Corrida da Amizade, onde fiz o tempo de 36:16, após ter feito um treino de 30kms no dia anterior. Admito que foi uma loucura ter puxado tanto depois do esforço do dia anterior, mas "quando a cabeça não tem juízo, o corpo é que paga"... Apesar de tudo, o tempo foi bastante bom e permitiu obter o 3º lugar em mais uma corrida virtual.




Entretanto muitas outras corridas virtuais terão lugar nas próximas semanas e seguramente quererei participar numas quantas, seja pelo simples prazer ou para tentar fazer um "treino rápido". 


Se preciso destas provas para me motivar a correr? Não, até porque continuei a treinar no período de confinamento, apenas diminui um pouco a intensidade dos treinos e aproveitei para desfrutar da corrida. Quem não gosta de correr os kms que quer, no percurso que lhe apetecer e ao ritmo que lhe convier? 

Ainda assim, estas corridas acabam por dar um boost adicional para querer "puxar" um bocadinho mais pelo corpo! E podem crer que é um desafio extra tentar fazer 10kms a ritmo de prova sem que tenhamos uma referência à nossa frente ou lado, a adrenalina não é a mesma, o que implica, na minha perspetiva, um esforço mental adicional, o que é um excelente para quem, como eu, gosta de se superar.

O melhor destas provas é que podemos participar em várias no mesmo dia com a mesma atividade! E acreditem, começarão a aparecer várias por dia, como acontecerá já dentro de uns dias. 

Portanto, aproveitem estas provas para matar saudades e também, por que não, contribuir para uma  boa, como acontece com algumas destas, que se encontram a angariar fundos para doar a instituições sem fins lucrativos.

Deixo algumas das provas que tenho neste momento conhecimento que decorrerão nas próximas semanas:

1 - Virtual Races - Maratona Clube Portugal: no decorrer das próximas 7 semanas terão lugar 7 corridas virtuais todas elas grátis:
22-24 maio: EDP 10K Virtual Race
29-31 maio: Vodafone 5K Virtual Race
05-07 junho: Luso 10K Virtual Race
12-14 junho: Jogos Santa Casa 5K Virtual Race
19-21 junho: Renault 10K Virtual Race
26-28 junho: CME 5K Virtual Race
03-05 julho: Mimosa 10K Virtual Race
Irei participar nas 7, claro!

2 - Corrida para a Vida: decorre no dia 31-maio entre as 10h-12h, com 100% do valor dos donativos a ser entregue à Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Norte,

3 - Maratona Virtual Solidária - Run Porto: decorre nos dias 30 e 31 de maio, com um custo de 10€, em que uma parte (julgo que não especificada) reverte do valor para a Cruz Vermelha Portuguesa. A distância percorrida fica ao critério de cada um, apesar do nome ;)

4 - Kilómetros Virtuais (Bombeiros Voluntários de Odivelas): decorre no dia 31-maio entre as 8h-12h, com 100% do valor dos donativos a ser entregue aos Bombeiros Voluntários de Odivelas.
Também irei participar nesta prova ;)

5 - E ainda, para quem gosta de fazer maratonas, pode encontrar na 26virtual mais de 20 corridas virtuais com a distância, que substituem as provas que teriam lugar em 2020, podem até fazer duas num fim de semana, fica a ideia ;)

Seguramente muitas mais corridas virtuais existem ou estão a ser planeadas, é uma questão de tempo até que se proliferem, pelo que diversão não faltará, é aproveitar!

Boas corridas (virtuais ou não)!
Pedro Amaro

2 comentários:

  1. Acho que existirão duas variáveis que vão condicionar a existência de corridas. Uma é a evolução do próprio vírus. A Segunda é o lobby dos organizadores, pois também estes têm os seus compromissos para honrar. Pelo que li nas notícias a RunPorto já desenvolveu um documento com algumas medidas para retomar a atividade. Até agora, nada foi aprovado. é uma questão de bom senso das organizações e dos próprios participantes tendo em conta o risco a cada momento.
    Participei numa corrida virtual dos "kilómetros em casa" pela altura em que foi e pela transparência rara de início ao fim pela organização.
    Participarei tbm na primeira que mencionas. Amanhã farei os 10 kms ;)
    Parecem-me iniciativas interessantes e fazem falta mais pelo estímulo à atividade física.
    Embora participe quem queria, obrigar a um donativo mínimo como no 3º caso mencionado, não contem comigo (e logo 10 €).
    Boas corridas para ti tbm!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho dúvidas que as provas voltem rapidamente, acho que não existe coragem para avançar, por muitas medidas preventivas que se tomem. Quando tens provas como a Ultramaratona dos Caminhos do Tejo a apresentar medidas para fazer uma prova de 144kms para seguramente menos de 100 pessoas e outra de 57kms que também duvido que tenha mais do que isso, a ser cancelada por não darem autorização para a sua realização (a organização queria avançar), acho que é um bom barómetro que dificilmente teremos provas este ano. Infelizmente, acho que será esta a nossa realidade durante bastantes meses, até porque não estamos a falar de futebol, onde há uma pressão para as coisas acontecerem...

      Espero estar errado, mas não estou otimista...

      Um abraço e boas corridas ��

      Eliminar