PT281 Ultramarathon - o regresso às provas reais

Uma semana para a PT281 Ultramarathon... Se alguém me dissesse que o regresso às provas diats normais após o confinamento aconteceria numa Ultramaratona, diria que esse alguém estaria a sonhar!

PT281, Além do mais


Contra todas as minhas expectativas (e de muitos outros), a PT281 irá realizar-se, para contentamento de muitos, onde eu me incluo por adorar esta prova pelo seu carisma, emotividade, capacidade de superação que vejo todos os que participam nela, pela fantástica cobertura que vamos tendo ao longo da prova, pelas fotos espetaculares que retratam de forma impressionante a determinação e o sofrimento dos atletas e ainda fotos com paisagens espetaculares que nos fazem um dia sonhar com a participação numa experiência destas!


Assim, irei participar na PT281 na modalidade de estafetas de 4, o que será igualmente uma novidade para mim, uma vez que nunca participei numa prova em estafeta. Acredito que será uma experiência singular também por esse motivo, correr com amigos partilham a mesma paixão pela corrida, que se divertem a correr como eu, que gostam de se desafiar e superar semana após semana. Juntos nesta aventura faremos uma grande equipa e alcançaremos os nossos objetivos, estou convicto. 🙏


E como raio vou eu parar a uma ultramaratona, ainda por cima a melhor de Portugal e uma das melhores e mais prestigiadas a nível mundial? A resposta vem precisamente dos amigos com quem vou partilhar esta experiência, sendo o principal “culpado” o amigo Hélio Costa, que desde Janeiro vem-me “picando” para me juntar à espetacular equipa CCDR Colmeal da Torre para a participação na PT281! 💪 após alguns meses, aceitei o desafio (ainda nem sei bem no que me vou meter, mas aceitei 🙈)!


E com quem irei participar nesta aventura? Com três máquinas, claro! 

  • Filipe Guerra, nem sei que dizer de alguém que em menos de dois anos já é uma máquina no Trail e na Estrada e fará a segunda participação na PT281 por estafetas (será o único repetente da equipa face a 2019, na qual a CCDR participou). 
  • Hugo Antunes, fez o suporte na edição 2019 e aí nasceu o bichinho para a corrida, ao ponto deste ano ir participar na prova! Não tenho palavras, para tamanha evolução, para além do seu foco e determinação!
  • Miguel Gonçalves, mais uma certeza, máquina de Trail e estrada, que nunca diz não a um desafio!


Para além da participação em estafetas, o CCDR Colmeal da Torre participará a solo com dois elementos (e que elementos!). Na edição do ano passado participaram na estafeta e este ano vão fazer os 281kms! Refiro-me ao Hélio Costa e ao Pedro Santos a quem só posso fazer uma vénia!


Máquinas do CCDR 💪



Mas a equipa não fica por aqui... neste tipo de provas temos a possibilidade de ter apoio logístico e é aí que teremos ajuda dos amigos Romeu Afonso, Paulo Borralhinho e Rogério Palmeiro, que serão obviamente muito importantes para alcançarmos os nossos objetivos. 💪


Neste desafio teremos ainda o suporte de um conjunto de patrocinadores e apoios institucionais, fundamentais para a nossa participação, a quem só temos a agradecer o apoio. 🙏🙏


Município de Belmonte: 

Site: https://cm-belmonte.pt/

Facebook: https://www.facebook.com/belmonte.municipio/


Brasil ao Peso: 

Facebook: https://www.facebook.com/braopeso/


União de Freguesias de Belmonte e Colmeal da Torre: 

Site: http://www.jf-belmonte.pt

Facebook: https://www.facebook.com/belmonte.colmealdatorre/


JFV Serviços: 

Site: http://www.grupojfv.pt/

Facebook: https://www.facebook.com/grupojfv/


Copialta:

Site: https://www.copialta.pt/

Facebook: https://www.facebook.com/copialta


Polis Fitness Club:

Site: http://polisfitclub.pt

Facebook: https://www.facebook.com/polisfitclub/


Coviclass: 

Site: http://www.coviclass.pt/

Facebook: https://www.facebook.com/Coviclass-LDA-203100293039007/


#CIMA:

Site: https://www.cima-sa.pt/


Catedral Lounge Café:

Facebook: https://www.facebook.com/Catedral-Lounge-Café-813398568826571/


União Desportiva Cariense:

Facebook: https://www.facebook.com/udcariense/


FM Printing:

Facebook: https://www.facebook.com/fmprintingsolutions/


Centro de Massagem Terapeutica e Desportiva:

Facebook: https://www.facebook.com/CentroDeMassagemTerapeuticaeDesportiva/


#BelmonteMunicípio #UFBelmonteeColmealdaTorre #Copialta #FMPrinting #Catedral #JFVServiços #CIMA #Coviclass #BrasilaoPeso #PolisFitnessClub #CentrodeMassagemTerapeuticaeDesportiva



Relativamente à prova por estafetas, é composta por 8 segmentos separados pelas bases de vida que existem ao longo do percurso. Assim, cada um dos elementos fará duas etapas, sendo que o regulamento obriga que as duas primeiras sejam percorridas pelo mesmo elemento. Por isso, o primeiro atleta a entrar em ação terá uma árdua missão pela frente, mas tenho a certeza que conseguirá concluir com sucesso. Felizmente não serei eu a fazê-lo. 🙈


Deste modo, os três restantes elementos da equipa irão intercalar as 6 etapas seguintes, ora correndo um, ora correndo outro.


As duas grandes dificuldades que identifico à partida para esta prova serão o calor e a altimetria de uma prova que conta com quase 7.000D+ em 281kms. Neste momento prevêem-se temperaturas superiores a 35 graus para os dias da prova o que, com o sol, será ainda pior. Pessoalmente costumo sofrer bastante com o calor e ainda estou a tentar perceber de que forma conseguirei correr com essa adversidade. 🙈 No que toca à  altimetria, apesar de tudo, será o mal menor. Não sendo eu um trailrunner, acho que até faço boas subidas tendo nas últimas semanas aumentado o acumulado já a pensar nesta prova. 


O desgaste de tantos kms far-se-á sentir principalmente na segunda etapa, o que requer uma boa gestão de ritmo/esforço na primeira etapa de modo estar nas melhores condições possíveis para acabar minimamente bem a corrida. Contudo, uma coisa tenho a certeza, não escaparei de sofrer numa prova destas! Apesar de não serem 281kms a solo, acredito que não seja nada fácil fazer uma parte dos kms desta prova. Mas também é esse o grande desafio que me entusiasma e me faz querer ir mais além 😃💪


Uma outra variante a considerar nesta prova é precisamente o ritmo. Com isto quero dizer que, para alguém que está habituado a correr a ritmos mais elevados, como é o meu caso, será importante “encaixar” bem a ideia de que não dá para fazer esta prova a 4’/km ou a 4’30”/km, nem mesmo a 5’/km, sob pena de ficar a “pé” a meio do percurso e ter de fazer muitos kms ainda mais em sofrimento do que seguramente irei fazer.


Finalmente, referir ainda que estou muito entusiasmado por poder participar nesta prova com um conjunto de amigos que fui conhecendo ao longo do último ano e por ir representar um clube da zona donde sou natural, esperando fazer uma boa prova para a qual me tentei preparar minimamente contando com treinos longos na serra, treinos ao calor, treinos com mais acumulado do que o normal, treinos com mochila de hidratação com cerca de 4kgs, treinos à noite, entre outros pequenos pormenores aos quais nunca dei importância mas, numa prova destas, podem fazer a diferença.


No final, espero estar muito contente com a nossa prestação e por termos alcançado os nossos objetivos, tanto como equipa como individualmente!


Dentro de uma semana lá estaremos na PT281, além do mais!


Um abraço,

Pedro Amaro

Sem comentários:

Enviar um comentário