Mais uma vez pelos trilhos! Desta vez na Serra da Estrela

Duas semanas depois, mais um treino nos trilhos! Depois de uma digressão pela Serra do Alvão, deste feita o treino foi na Serra da Estrela, na zona de Manteigas onde tive oportunidade de uma vez mais desfrutar de excelentes vistas.

Aproveitando o facto de passar o fim de semana em casa dos meus pais (Caria), combinei com o amigo e grande máquina do trail Filipe Guerra para um treino e já sabia que não ia ser fácil, não fosse o Filipe a máquina que é, fazendo quase todos os fins de semanas grandes treinos e treinos grandes na serra 💪


Às 7h estávamos nós a começar o treino, com partida do Parque de Ski do Sameiro em direção à Serra. Em menos de 1 km já estávamos a subir e sempre em bom ritmo 5:30/5:40 fizémos os primeiros 9 kms até ao primeiro ponto de paragem. Foram cerca de 700 a 800 D+ logo nesta primeira fase e num ritmo bastante interessante (julgo que fizemos cerca de 51:00/52:00), com uma parte final bem inclinada onde puxámos um pelo outro em grande estilo.

Assim chegámos ao geodésico do Cabeço da Azinha, com uma vista brutal:



Fica o vído para ficarem com vontade de ir conhecer ;)



Depois de comermos qualquer coisa, seguimos caminho rumo ao próximo ponto. Foram alguns kms de plano e descida antes de vir mais um empeno...

A descer até é fácil e dá para sorrir, mas quando começa a subir... 😁

Venham grandes chapas:

Simplesmente brutal!

Ui, é mesmo para subir isto tudo?

Pois é, eu subi a andar, o Filipe fez a trote, máquina!


Simplesmente belo! 😍


Quando já vês ao fundo o ponto alvo e ainda falta subir isto tudo 😆




Mas dá para uma foto mesmo a subir 😎



Chapa no geodésico do Corredor dos Mouros!


Fiquem com mais umas chapas, deliciem-se:





Já estás todo queimado 😁


Estes kms foram bons para recuperar de todo o acumulado que já levavamos (cerca de 1.000 D+ nesta fase), aproveitando para tirar mais umas fotos e desfrutar das vistas espetaculares. 

Passamos em mais um geodésico, desta vez o de São Lourenço:

E seguimos em direção às Faias, pelo meio com mais umas chapas...





Chegamos às Faias, uma zona brutal onde aproveitei para fazer um vídeo para captar a beleza deste local espetacular:



Manteigas à vista


Tempo para nova paragem e comer... fica a informação sobre a Rota das Faias, que nós acabámos for fazer em sentido inverso:


Retomamos novamente o nosso percurso e entramos num trilho apertado com zonas enlameadas, mas fomos sempre em bom ritmo a descer. Fica o vídeo:


Após a descida, siga subir novamente, já com as pernas cansadas fruto do desgaste de 2h intensas e também do meu pouco andamento em trilhos. 😋

Manteigas:


Após mais uns bons metros de subida e até de um engano no percurso que nos levou a passar duas vezes na mesma subida, estamos finalmente descer em direção ao Parque de Ski do Sameiro.

Nesta fase as pernas pesam, mas vamos em grande velocidade sempre a descer. Alguns dos kms abaixo de 4:00/km

Ficam mais umas chapas:



Sameiro à vista:

Vou todo feliz a descer 😀

Esta é só mesmo para mostrar que apanhei uma abelha ou vespa ou outro inseto que seja 😆

A descer todos os santos ajudam 💪


Após mais uns 3kms e passarmos por Sameiro, chegamos finalmente ao final do treino. Foi mais uma grande aventura para mim e desta vez com companhia, o que acabou por ser ainda mais espetacular, uma vez que o Filipe já conhece bastante bem estes trilhos.

Para quem não conhece as belas vistas desta zona, aconselho vivamente, principalmente se gosta de desafios e de trail, vale muito a pena.

Se voltarei a treinar por aqui? Talvez, não sei quando, mas uma ou outra incursão no trail tem-me sabido bem.

Eu bem sei que nos últimos dois posts do blog são só sobre trail, mas continuo a dizer que prefiro estrada e é aí onde continuarei 😉


Atividade no Strava:


Abraço e boas corridas,
Pedro Amaro

2 comentários:

  1. Acho que esteve um bocado lento 😁😁😁

    ResponderEliminar
  2. Brutal amigo! Grande post, grande aventura, grande máquina! Muitas vezes tu é que me puxaste! Espero repetir! Forte abraço!

    ResponderEliminar